Teletrabalho, Combate a situações de Assédio Moral e Desvio de Função e a Gestão das nossas Atividades
O mapeamento de processos, conceito criado dentro das expectativas direcionadas a agregar valor as ações de melhoria no atendimento aos clientes dentro do modelo de negócios na inciativa privada, pode ser visto sobre o aspecto formal de suas conceituações (negócios, competitividade e outros aspectos essenciais ao setor privado) e seu emprego é almejado pela gestão “moderna” também nas atividades executadas pela administração pública. Embora, criado para a melhoria de processos de negócios o mapeamento de processos é um instrumento importante para as nossas relações de trabalho aqui na UFPR, onde pode influenciar positivamente nas relações pessoais e de qualidade de vida.
Saiba mais sobre o que é o Mapeamento de Processos consultando o Manual desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão e Riscos da PROPLAN Com o teletrabalho (saiba mais sobre o estado atual do período de ambientação aqui) aqueles que irão se candidatar a essa modalidade precisam planejar passo a passo as suas atividades para atingirem metas exequíveis de serem cumpridas. Muitas vezes acreditamos que sabemos quais são nossas atividades e quando vamos colocar no papel, para inclusive solicitar benefícios como adicionais, por exemplo, temos dificuldades para executar um plano de trabalho e para o Programa de Gestão que exige metas a serem atingidas é essencial saber o que, quando e para quem executamos nossas atividades.

Há desdobramentos para além do conceito de uma gestão de negócios eficientes e que interfere em aspectos favoráveis para a gestão de relações pessoais no local de trabalho.
Uma das muitas solicitações à CIS por parte de diversos colegas é que nossas atividades sejam de alguma maneira conhecidas pelas chefias a fim de que as cobranças sobre as atividades fossem sobre o que é de nossa alçada de execução e não sobre o que cada chefe acredita que deva demandar. Assim, mapear os processos da nossa unidade de lotação permite que seja possível não apenas ter uma visão real do que fazemos diariamente como prover os instrumentos que permanecerão quando mudarem chefias ou colegas que ocupavam cargos naquela unidade. E quiçá encerrar a confusão que acontece e padronizar o atendimento para a comunidade acadêmica, de acordo com as atribuições e responsabilidades pertinentes aos nossos cargos.
Aspectos importantes e subjacentes ao mapeamento de processos e que podem ser imediatos:
- Aumento da compreensão do que é e o que não é realizado por cada sujeito e o que é obrigação da Unidade desenvolver dentro do organograma da UFPR, através de um registro visual de fácil compreensão.
- Instrumento para barrar as cobranças sobre atividades que podem ensejar em desvio de função e assédio moral por cobranças indevidas.
- Melhorias no atendimento à comunidade acadêmica.
- Os processos da Unidade podem ser homologados pela CGR. É dinâmico podendo ser facilmente modificado ao contrário de extensos manuais que ninguém leria e que não são homologados e raramente reconhecidos institucionalmente.
- Otimiza a compreensão dos gestores inclusive de quais são as funções necessárias para a unidade que gerencia.
A CGR tem treinado equipes que foram indicadas pelos gestores de setores, pró-reitorias e equivalentes. Entretanto, cabe a nós buscar melhorarias no nosso dia a dia porque, infelizmente, muitas vezes os gestores não têm uma visão real do quanto os processos mapeados podem ser importantes para as relações de trabalhos e de que todos e não só alguns deveriam ter conhecimento do que é o mapeamento de processo. Mas, nós podemos ser proativos (como sempre) e provocar novas maneiras de planejar o dia a dia, visando o nosso bem-estar e daqueles que nos cercam no ambiente laboral, melhorando as relações e coibindo atitudes assediadoras devido a cobranças que não cabem no desenvolvimento das atividades da unidade.
Para saber mais consulte sobre o mapeamento consulte a CGR via email, teams ou abra um pedido em Chamados na intranet.
Um exemplo prático de processos mapeados são alguns daqueles desenvolvidos no MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR) o qual atende a comunidade através de processos que podem ser simples, mas são de vital importância para a pesquisa e extensão junto a sociedade e que se bem executados otimizam os fluxos do início ao fim. Se pudermos acrescentar aos mapeamentos os cargos que podem executar as atividades e quais as funções envolvidas é possível melhorar a visão geral de gestão de pessoas por parte das chefias das unidades.